Emissão Nota Fiscal Paulista

Emissão Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista se trata de um programa de estímulo à cidadania fiscal que é vigente em todo o estado de São Paulo e que tem como principal objetivo incentivar que os consumidores, de uma forma geral, tenham acesso aos documentos fiscais da sua compra na hora em que adquire um produto ou serviço no mercado.

Para estimular essa atitude nos consumidores, o governo do estado de São Paulo implementou uma série de medidas.

Dentre elas, o oferecimento de crédito para os clientes. Esses créditos podem ser revertidos em descontos no valor do IPVA ou também podem ser depositados em uma conta corrente ou conta poupança do consumidor que tiver aderido ao modelo fiscal.

 

 

Como emitir a Nota Fiscal Paulista

A seguir, vamos apresentar todo o processo de emissão da Nota Fiscal Paulista, ou seja, a nota fiscal de venda específica do estado de São Paulo.

Antes de tudo, é preciso saber que a Nota Fiscal Paulista é emitida por meio de um software que é oferecida de forma gratuita pela própria Receita Federal ou por algum outro software que tenha sido criado e desenvolvido especificamente para esse fim.

Independentemente do software que você utilizar para emitir a Nota Fiscal Paulista, o ideal é que estes softwares estejam integrados em um sistema ERP, que você também deve adquirir para o seu negócio.

O Sistema ERP é chamado assim por conta do termo inglês Enterprise Resource Planning que, em português, significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

O objetivo de um sistema ERP é o de ser um suporte para a gestão dos processos de uma empresa, fazendo isso por meio do gerenciados de todas as atividades do negócio que podem ser informatizadas, registradas e acompanhadas pelo sistema.

Logo, entende-se que o sistema ERP é um sistema de gestão empresarial que pode aumentar a eficiência do seu negócio, além de contribuir para que você, comerciante, cumpra todas as exigências fiscais impostas pela legislação.

Para acesso ao sistema ERP da Receita Federal ou ouro software, é preciso que você tenha feito o seu credenciamento junto à Secretaria da Fazenda, o SEFAZ/SP.

Esse credenciamento no SEFAZ/SP pode ser feito através do site do Posto Fiscal Eletrônico.

 

 

Fazendo o seu Credenciamento no SEFAZ/SP

Como explicado no tópico anterior, o credenciamento no SEFAZ/SP é necessário para que você comece a processo para estar habilitado a emitir a Nota Fiscal Paulista, e esse credenciamento pode ser realizado com o acesso ao Posto Fiscal Eletrônico.

Ao acessar o site do Posto Fiscal Eletrônico, é preciso informas o “usuário” e a “senha” utilizados para ter acesso aos serviços que estão disponíveis.

Depois, você deve escolher o seu estabelecimento que será credenciado para que possa emitir a Nota Fiscal Paulista.

O próximo passo é informar os contatos dos funcionários que trabalharão diretamente na emissão das notas. Você deve preencher as demais informações solicitadas e clicar em “Processar”.

Após seguir todos esses passos, o seu estabelecimento já estará autorizado para emitir a Nota Fiscal Eletrônica com validade jurídica.

É importante seguir todos os passos corretamente, pois a ausência de informações ou erro no registro de algum dado pode significar que seu estabelecimento não está habilitado para emitir a Nota Fiscal Paulista.

 

 

Vantagens da Nota Fiscal Paulista

Os benefícios para o estabelecimento comercial que emite a Nota Fiscal Paulista são muitos, mas o principal deles está na redução dos custos de armazenagem dos documentos fiscais, já que o novo modelo de nota é armazenado em um ambiente digital.

No estado de São Paulo, todos os estabelecimentos comerciais são obrigados a participar da Nota Fiscal Paulista e, para isso, os comerciantes devem seguir todas as orientações da Secretaria da Fazenda.

Por isso, se a sua empresa está localizada no estado de São Paulo e ainda não está integrada a esse sistema, não perca mais tempo e adquira todos os equipamentos necessários para que você comece o quanto a antes a emitir a Nota Fiscal Paulista.

 

Please follow and like us:
error

Deixe uma resposta

Fechar Menu